sábado, 19 de outubro de 2013

O plano de aula do professor de Arte.

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
                endereço blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br


13ª aula
O plano de aula do professor de Arte
Criar um plano de Aula que poderá ser aplicado na regência dentro do Estágio Supervisionado.

Plano de Aula: Passo a passo

1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;
4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;
5º Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o interesse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc;
7º Passo: Recursos
São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc;
8º Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.
Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigência de cada instituição de ensino, se a sua ideia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.
PARA ELABORAR PLANO DE AULA
OBJETIVOS
CONCEITUAIS
PROCEDIMENTAIS
ATITUDINAIS
IDENTIFICAR
MANEJAR
COMPORTAR-SE
RECONHECER
CONFECCIONAR
RESPEITAR
CLASSIFICAR
UTILIZAR
TOLERAR
DESCREVER
CONSTRUIR
APRECIAR
COMPARAR
APLICAR
PONDERAR
CONHECER
COLETAR
ACEITAR
EXPLICAR
REPRESENTAR
PRATICAR
RELACIONAR
OBSERVAR
SER CONSCIENTE
SITUAR(ESPAÇO,TEMPO)
EXPERIMENTAR
REAGIR A
LEMBRAR
TESTAR
CONFORMAR-SE
GENERALIZAR
ELABORAR
AGIR
COMENTAR
SIMULAR
CONHECER
INTERPRETAR
DEMONSTRAR
PERCEBER
ESBOÇAR
RECONSTRUIR
ESTAR SENSIBILIZ
INDICAR
PLANEJAR
PRES ATENÇÃO
ENUMERAR
EXECUTAR
INTERESSR-SE
ASSINALAR
COMPOR
OBEDECER
RESUMIR
PERMITIR
DISTINGUIR
PREOCUPAR-SE
APLICAR
DELEITAR-SE
RECREAR-SE
PREFERIR
INCLINAR-SE

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
-  Estudar as características específicas de imagens abstratas e figurativas, realizando um paralelo entre elas;
-   Entender as noções básicas do desenho: ponto, linha, forma e cor,  através da criação de desenhos abstratos e figurativos;
-  Elaborar uma composição plástica figurativa e outra abstrata, usando as mesmas formas em recorte e colagem com papel.
Duração das atividades
• Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
-  Noções Básicas de Desenho;
-  Apreciação estética de imagens.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
-  Prepare uma aula teórica abordando o conceito de figuração, figurativismo ou ainda Arte Figurativa. Sugestão de conteúdo:
O Figurativismo, também conhecido como pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada. O Renascimento, o barroco, e o realismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista, a capacidade de mimese do pintor contava muito. Estilos mais recentes como o impressionismo e o expressionismo também são figurativos, porém menos preocupados com o que podemos chamar de fotorealismo ou a representação "correta" dos objetos.
-  Selecione imagens figurativas e mostre aos alunos para observação e reflexão. Sugestão:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001623/md.0000019091.jpg
Pintura figurativa de Cezanne – Autorretrato do pintor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001623/md.0000019092.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001623/md.0000019093.jpg
-  Converse com seus alunos:
*O que vemos nestas imagens?
*Todos nós vemos as mesmas imagens?
*É possível alguém ver/enxergar a imagem de uma casa, um robô, uma flor... nestas imagens que observamos? Por quê?
*Podemos dizer que estas imagens são figurativas porque representam “algo conhecido e comum” a todos?  (rosto masculino, tucano, peixe)
-  Disponibilize revistas velhas e convide os alunos a pesquisarem imagens figurativas, recortando-as para criarem uma coleção;
-  Recolha as imagens coletadas.
Aula 2
-  Providencie, previamente, a duplicação em miniatura das imagens coletadas pelos alunos, aquelas mais simples, com menos detalhes e que você julgar mais significativas à faixa etária que está trabalhando, buscando abordar diferentes temáticas. Você poderá usar do recurso de xerox ou fotografia digital seguida de impressão;
-  Retome as imagens trabalhadas na aula anterior – Retrato de Cezanne, Peixe e Tucano e lembre o conceito de figuração ou arte figurativa;
-  Aprecie com o grupo todas as imagens coletadas por eles nas revistas, caracterizando cada uma e fazendo os destaques necessários;
-  Conte aos alunos que você preparou a duplicação de grande parte das imagens coletadas (formando pares), visando a criação de um jogo;
-  Proponha à turma a construção de um “Jogo de Memória” – para tanto será necessário recortar todas as imagens na mesma medida e colar sobre um papel mais encorpado;
-  Estabeleça com os alunos as regras do jogo e permita que eles brinquem com as peças, objetivando a interação entre o grupo e o desenvolvimento da percepção, atenção e memória visual;
**Reforce com a turma que no Jogo de Memória é necessário embaralhar as cartas/peças, dispô-las no centro da mesa com a imagem escondida e seguir a roda de modo que cada um tenha a chance de acertar onde está o par de cada imagem, virando e desvirando as cartas, em jogadas seqüenciais e individuais. Ganhará o jogo aquele que mais pares conseguir juntar.
Aula 3
-  Prepare uma aula teórica abordando o conceito de abstração, abstracionismo ou ainda Arte Abstrata, tecendo um paralelo com Arte Figurativa. Sugestão de conteúdo com as devidas adaptações à faixa etária da turma:
A arte abstrata, também chamada de "arte não-representacional" ou " não-figurativa" é a arte (pintura, escultura, gravura, arte gráfica, arte digital ou outras técnicas) em que não há reprodução ou representação de imagens do mundo visível. Para se distinguir esse movimento de outros do mesmo período, deve-se tomar o cuidado para não confundir o mero "distanciamento das aparências" com a criação de arte sem nenhuma conexão com o mundo visível. "Distanciamento das aparências" já era uma forte tendência em muitos dos principais movimentos artísticos modernos no início do século XX: entre eles o Fauvismo, o Expressionismo, o Cubismo e o Futurismo; algumas obras desses movimentos chegaram a distanciar-se de tal forma da aparência natural das coisas, que nelas, essas coisas tornavam-se praticamente irreconhecíveis, porém, ainda assim, eram obras que representavam algo visível. Na arte abstrata, ao contrário, o artista se expressa através de formas, cores, texturas e ritmo inteiramente livres de qualquer influência de objetos da realidade. Não tenta representar a imagem de nada.
Uma pintura abstrata não se preocupa em representar objetos, ela se expressa por si mesma, ela em si é um objeto de arte, não a representação de algo, um tipo de ilusão para o mundo, como a arte figurativa. Porém, tanto a pintura figurativa como a pintura abstrata, podem expressar estados emocionais. A pintura figurativa e a abstrata estão presentes na arte contemporânea. Clement Greenberg, famoso crítico de arte norte-americano, deu normas gerais do que seria a pintura moderna, entre as quais que a pintura não deveria competir com a escultura em representações tridimensionais. Já na época, movimentos como a Arte Pop e o surrealismo não se importaram muito com isso, ambos são figurativos. Greenberg apoiou movimentos como a Action Paint, no qual Jackson Pollock foi um dos principais representantes.
-  Apresente aos alunos algumas imagens abstratas. Sugestão:
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Vetores cores e formas - [1024x768] Papel de Parede


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Formas
-  Converse com os alunos sobre cada uma das imagens apresentadas. Sugestão:
*O que você vê, à primeira vista, nesta imagem?
*Quais cores predominam nesta imagem?
*Que tipo de formas se apresentam – geometrizadas, curvas, retas...?
*Esta imagem significa ou diz algo para você? E esta segunda? E esta outra?
*Todos nós conseguimos ver a mesma coisa nestas imagens ou cada um faz a sua interpretação pessoal?
*Quando realizamos diversas leituras a respeito de uma mesma imagem dizemos que ela é abstrata por revelar várias interpretações e não representar algo conhecido.
-  Distribua papel sulfite e lápis, solicitando que os alunos formem duplas de trabalho;
-  Explique que farão um “desenho cego” – o aluno fechará os olhos e se deixará conduzir pelo colega que deslizará o lápis sobre o papel a partir do ritmo apresentado no fundo musical proposto, sem a preocupação de desenhar algo conhecido, ao contrário, deverá  brincar com o lápis no papel;
- Troque a função da dupla, de modo que cada um tenha a oportunidade de conduzir a atividade e o desenho do outro;

Dinâmica Desenho cego - Aluna conduz o desenho do colega
-  Solicite aos alunos para que, de posse dos seus trabalhos, descubram formas interessantes no contexto das linhas traçadas na atividade do desenho cego, colorindo-as com lápis de cor;
Estudo de linhas e descobertas de formas
Aula 4
-  Retome o trabalho da aula anterior, solicitando aos alunos para que escolham uma forma dentre as destacadas em seu trabalho e criem um clichê (molde) – para tanto, deverão desenhá-la  em um papel duro e recortá-la;
-  Entregue papéis coloridos (Creative paper ou papel lustroso ou Fantasia) para que o aluno multiplique esta forma e faça uma composição plástica  abstrata sobre papel cartão ou color set preto.
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Composição plástica abstrata em recorte e colagem com Creative paper sobre papel color set preto
Aula 5
-  Retome o trabalho da aula anterior, solicitando aos alunos para que, usando o mesmo clichê (molde) e a técnica da multiplicação/reprodução de forma, realizem uma composição plástica figurativa em papel fantasia preto sobre suporte de cartolina branca.
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Composição plástica figurativa em recorte e colagem com papel fantasia preto sobre suporte de cartolina branca
Aula 6
-  Fotografe as composições abstratas e figurativas dos alunos;
-  Proponha aos alunos a criação de uma instalação aérea com os trabalhos;
-  Junte os trabalhos de cada aluno com fita crepe, perfure e amarre com cordão;
-  Escolha com a turma um local interessante no ambiente escolar e pendure as propostas
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artísticas realizadas por eles.
Instalação – Frente e Verso  /  Conteúdo: Figurativismo e Abstracionismo
Composição plástica abstrata em recorte e colagem com Creative paper sobre papel color set preto
Composição plástica figurativa em recorte e colagem com papel fantasia preto sobre suporte de cartolina branca
Aula 7
-  Mostre aos alunos os trabalhos (lado a lado) enfocando a forma escolhida por cada aluno e as composições criadas;
-   Enfatize a conquista de cada aluno nas suas produções: abstrata e figurativa;
-  Proponha a criação de um jogo a partir das imagens produzidas por eles com a possibilidade de impressão duplicada dos trabalhos em miniatura;
-  Destaque a alternativa para a criação do jogo “Baralho de Par”;
-  Imprima as miniaturas para que os alunos recortem e colem sobre um suporte de papel mais encorpado;
-  Sugira a criação de regras para o jogo;
-  Proponha algumas rodadas do jogo - ganhará aquele aluno que mais pares conquistar;
- Aproveite a situação do jogo para suscitar no grupo um paralelo entre imagens abstratas e figurativas e suas respectivas características.
Recursos Complementares
*ARTE FIGURATIVA
Tipo de arte que se desenvolve principalmente na pintura pela representação, de seres e objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que as olham. Na arte ocidental a prática da arte figurativa só se transforma, perdendo sua soberania, a partir do início do século XX, com o surgimento da arte abstrata, que busca expressar o mundo interior, o mundo dos sentidos, bem como relações concretas usando como referência apenas os recursos da própria pintura, como a cor, as linhas e a superfície bidimensional da tela.
*O início do movimento abstrato é geralmente atribuído a Wassily Kandinsky, que por volta de 1910 passou a pintar quadros puramente abstratos, mas houve outros artistas que adotaram esse rumo, entre eles Robert Delaunay, Kazimir Malevich e Vladimir Tatlin. http://www.casadacultura.org/arte/Artigos_o_que_e_arte_definicoes/gr01/O_que_e_arte_abstrata.html
*Leitura de Imagem:
Ver sugestões de referencial teórico na aula de minha autoria no Portal do Professor:
DITADO DE IMAGENS  - APRECIANDO OBRAS DE ARTE
Avaliação
Sugere-se como avaliação, a observação do professor durante todo o processo plástico, bem como a atuação individual e coletiva nos jogos propostos, de modo a verificar a aprendizagem do aluno e a capacidade de apreensão do conteúdo estudado.


Um comentário:

  1. Gostei muito, valeu, parabéns vou seguir seus passos, obrigado, um abraço.

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