FAMOSP
- Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso:
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna:
Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
endereço
blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br
13ª aula
O plano de aula do professor
de Arte
Criar um plano de Aula que
poderá ser aplicado na regência dentro do Estágio Supervisionado.
Plano de Aula:
Passo a passo
1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º Passo: Série
ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de
atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas
dificuldades;
3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano
de aula ou de um projeto
tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende
muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades
da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu temo
escolhido;
4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o
tema;
5º Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte
central do trabalho, como o
nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá
usar verbos no tempo
presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o interesse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em
grupo;
6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira
desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos,
diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc;
7º Passo: Recursos
São materiais que você irá utilizar em sala de aula,
como: som, livro
didático, lápis de cor, cd,
quadro negro, materiais recicláveis, etc;
8º Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o
processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta?
Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e
qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.
Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é
igual ao outro, devemos seguir a exigência de cada instituição de ensino, se a
sua ideia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é
sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do
cotidiano escolar.
PARA
ELABORAR PLANO DE
AULA
OBJETIVOS
CONCEITUAIS
|
PROCEDIMENTAIS
|
ATITUDINAIS
|
IDENTIFICAR
|
MANEJAR
|
COMPORTAR-SE
|
RECONHECER
|
CONFECCIONAR
|
RESPEITAR
|
CLASSIFICAR
|
UTILIZAR
|
TOLERAR
|
DESCREVER
|
CONSTRUIR
|
APRECIAR
|
COMPARAR
|
APLICAR
|
PONDERAR
|
CONHECER
|
COLETAR
|
ACEITAR
|
EXPLICAR
|
REPRESENTAR
|
PRATICAR
|
RELACIONAR
|
OBSERVAR
|
SER
CONSCIENTE
|
SITUAR(ESPAÇO,TEMPO)
|
EXPERIMENTAR
|
REAGIR
A
|
LEMBRAR
|
TESTAR
|
CONFORMAR-SE
|
GENERALIZAR
|
ELABORAR
|
AGIR
|
COMENTAR
|
SIMULAR
|
CONHECER
|
INTERPRETAR
|
DEMONSTRAR
|
PERCEBER
|
ESBOÇAR
|
RECONSTRUIR
|
ESTAR
SENSIBILIZ
|
INDICAR
|
PLANEJAR
|
PRES
ATENÇÃO
|
ENUMERAR
|
EXECUTAR
|
INTERESSR-SE
|
ASSINALAR
|
COMPOR
|
OBEDECER
|
RESUMIR
|
PERMITIR
|
|
DISTINGUIR
|
PREOCUPAR-SE
|
|
APLICAR
|
DELEITAR-SE
|
|
RECREAR-SE
|
||
PREFERIR
|
||
INCLINAR-SE
|
Dados
da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Estudar as
características específicas de imagens abstratas
e figurativas, realizando um paralelo entre elas;
- Entender
as noções básicas do desenho: ponto, linha, forma e cor, através da
criação de desenhos abstratos e figurativos;
- Elaborar uma composição plástica figurativa e outra abstrata, usando as
mesmas formas em recorte e colagem com papel.
Duração das atividades
•
Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o
aluno
- Noções
Básicas de Desenho;
- Apreciação
estética de imagens.
Estratégias e recursos da aula
Aula
1
- Prepare
uma aula teórica abordando o conceito de figuração, figurativismo ou ainda Arte
Figurativa. Sugestão de conteúdo:
O
Figurativismo, também conhecido como pintura figurativa representa temas como
pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma
paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada. O Renascimento, o barroco,
e o realismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista, a
capacidade de mimese do pintor contava muito. Estilos mais recentes como o
impressionismo e o expressionismo também são figurativos, porém menos
preocupados com o que podemos chamar de fotorealismo ou a representação
"correta" dos objetos.
- Selecione
imagens figurativas e mostre aos alunos para observação e reflexão. Sugestão:
Pintura
figurativa de Cezanne – Autorretrato do pintor
- Converse
com seus alunos:
*O
que vemos nestas imagens?
*Todos
nós vemos as mesmas imagens?
*É
possível alguém ver/enxergar a imagem de uma casa, um robô, uma flor... nestas
imagens que observamos? Por quê?
*Podemos
dizer que estas imagens são figurativas porque representam “algo conhecido e
comum” a todos? (rosto masculino, tucano, peixe)
- Disponibilize
revistas velhas e convide os alunos a pesquisarem imagens figurativas,
recortando-as para criarem uma coleção;
- Recolha
as imagens coletadas.
Aula
2
- Providencie,
previamente, a duplicação em miniatura das imagens coletadas pelos alunos,
aquelas mais simples, com menos detalhes e que você julgar mais significativas
à faixa etária que está trabalhando, buscando abordar diferentes temáticas.
Você poderá usar do recurso de xerox ou fotografia digital seguida de
impressão;
- Retome
as imagens trabalhadas na aula anterior – Retrato de Cezanne, Peixe e Tucano e
lembre o conceito de figuração ou arte figurativa;
- Aprecie
com o grupo todas as imagens coletadas por eles nas revistas, caracterizando
cada uma e fazendo os destaques necessários;
- Conte
aos alunos que você preparou a duplicação de grande parte das imagens coletadas
(formando pares), visando a criação de um jogo;
- Proponha
à turma a construção de um “Jogo de Memória” – para tanto será necessário
recortar todas as imagens na mesma medida e colar sobre um papel mais
encorpado;
- Estabeleça
com os alunos as regras do jogo e permita que eles brinquem com as peças,
objetivando a interação entre o grupo e o desenvolvimento da percepção, atenção
e memória visual;
**Reforce
com a turma que no Jogo de Memória é necessário embaralhar as cartas/peças,
dispô-las no centro da mesa com a imagem escondida e seguir a roda de modo que
cada um tenha a chance de acertar onde está o par de cada imagem, virando e
desvirando as cartas, em jogadas seqüenciais e individuais. Ganhará o jogo
aquele que mais pares conseguir juntar.
Aula
3
- Prepare
uma aula teórica abordando o conceito de abstração, abstracionismo ou ainda
Arte Abstrata, tecendo um paralelo com Arte Figurativa. Sugestão de conteúdo
com as devidas adaptações à faixa etária da turma:
A
arte abstrata, também chamada de "arte não-representacional" ou
" não-figurativa" é a arte (pintura, escultura, gravura, arte
gráfica, arte digital ou outras técnicas) em que não há reprodução ou representação
de imagens do mundo visível. Para se distinguir esse movimento de outros do
mesmo período, deve-se tomar o cuidado para não confundir o mero
"distanciamento das aparências" com a criação de arte sem nenhuma
conexão com o mundo visível. "Distanciamento das aparências" já era
uma forte tendência em muitos dos principais movimentos artísticos modernos no
início do século XX: entre eles o Fauvismo, o Expressionismo, o Cubismo e o
Futurismo; algumas obras desses movimentos chegaram a distanciar-se de tal
forma da aparência natural das coisas, que nelas, essas coisas tornavam-se
praticamente irreconhecíveis, porém, ainda assim, eram obras que representavam
algo visível. Na arte abstrata, ao contrário, o artista se expressa através de
formas, cores, texturas e ritmo inteiramente livres de qualquer influência de
objetos da realidade. Não tenta representar a imagem de nada.
Uma
pintura abstrata não se preocupa em representar objetos, ela se expressa por si
mesma, ela em si é um objeto de arte, não a representação de algo, um tipo de
ilusão para o mundo, como a arte figurativa. Porém, tanto a pintura figurativa
como a pintura abstrata, podem expressar estados emocionais. A pintura
figurativa e a abstrata estão presentes na arte contemporânea. Clement
Greenberg, famoso crítico de arte norte-americano, deu normas gerais do que
seria a pintura moderna, entre as quais que a pintura não deveria competir com
a escultura em representações tridimensionais. Já na época, movimentos como a
Arte Pop e o surrealismo não se importaram muito com isso, ambos são
figurativos. Greenberg apoiou movimentos como a Action Paint, no qual Jackson
Pollock foi um dos principais representantes.
- Apresente
aos alunos algumas imagens abstratas. Sugestão:
Vetores
cores e formas - [1024x768] Papel de Parede
Formas
- Converse
com os alunos sobre cada uma das imagens apresentadas. Sugestão:
*O
que você vê, à primeira vista, nesta imagem?
*Quais
cores predominam nesta imagem?
*Que
tipo de formas se apresentam – geometrizadas, curvas, retas...?
*Esta
imagem significa ou diz algo para você? E esta segunda? E esta outra?
*Todos
nós conseguimos ver a mesma coisa nestas imagens ou cada um faz a sua
interpretação pessoal?
*Quando
realizamos diversas leituras a respeito de uma mesma imagem dizemos que ela é
abstrata por revelar várias interpretações e não representar algo conhecido.
- Distribua
papel sulfite e lápis, solicitando que os alunos formem duplas de trabalho;
- Explique
que farão um “desenho cego” – o aluno fechará os olhos e se deixará conduzir
pelo colega que deslizará o lápis sobre o papel a partir do ritmo apresentado
no fundo musical proposto, sem a preocupação de desenhar algo conhecido, ao
contrário, deverá brincar com o lápis no papel;
- Troque
a função da dupla, de modo que cada um tenha a oportunidade de conduzir a
atividade e o desenho do outro;
Dinâmica
Desenho cego - Aluna conduz o desenho do colega
- Solicite
aos alunos para que, de posse dos seus trabalhos, descubram formas
interessantes no contexto das linhas traçadas na atividade do desenho cego,
colorindo-as com lápis de cor;
Estudo
de linhas e descobertas de formas
Aula
4
- Retome
o trabalho da aula anterior, solicitando aos alunos para que escolham uma forma
dentre as destacadas em seu trabalho e criem um clichê (molde) – para tanto,
deverão desenhá-la em um papel duro e recortá-la;
- Entregue
papéis coloridos (Creative paper ou papel lustroso ou Fantasia) para que o
aluno multiplique esta forma e faça uma composição plástica abstrata
sobre papel cartão ou color set preto.
Composição
plástica abstrata em recorte e colagem com Creative paper sobre papel color set
preto
Aula
5
- Retome
o trabalho da aula anterior, solicitando aos alunos para que, usando o mesmo
clichê (molde) e a técnica da multiplicação/reprodução de forma, realizem uma
composição plástica figurativa em papel fantasia preto sobre suporte de
cartolina branca.
Composição
plástica figurativa em recorte e colagem com papel fantasia preto sobre suporte
de cartolina branca
Aula
6
- Fotografe
as composições abstratas e figurativas dos alunos;
- Proponha
aos alunos a criação de uma instalação aérea com os trabalhos;
- Junte
os trabalhos de cada aluno com fita crepe, perfure e amarre com cordão;
- Escolha
com a turma um local interessante no ambiente escolar e pendure as propostas
artísticas
realizadas por eles.
Instalação
– Frente e Verso / Conteúdo: Figurativismo e
Abstracionismo
Composição
plástica abstrata em recorte e colagem com Creative paper sobre papel color set
preto
Composição
plástica figurativa em recorte e colagem com papel fantasia preto sobre suporte
de cartolina branca
Aula
7
- Mostre
aos alunos os trabalhos (lado a lado) enfocando a forma escolhida por cada
aluno e as composições criadas;
- Enfatize
a conquista de cada aluno nas suas produções: abstrata e figurativa;
- Proponha
a criação de um jogo a partir das imagens produzidas por eles com a
possibilidade de impressão duplicada dos trabalhos em miniatura;
- Destaque
a alternativa para a criação do jogo “Baralho de Par”;
- Imprima
as miniaturas para que os alunos recortem e colem sobre um suporte de papel
mais encorpado;
- Sugira
a criação de regras para o jogo;
- Proponha
algumas rodadas do jogo - ganhará aquele aluno que mais pares conquistar;
- Aproveite a situação do jogo
para suscitar no grupo um paralelo entre imagens abstratas e figurativas e suas
respectivas características.
Recursos Complementares
*ARTE
FIGURATIVA
Tipo
de arte que se desenvolve principalmente na pintura pela representação, de
seres e objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que as olham. Na arte
ocidental a prática da arte figurativa só se transforma, perdendo sua
soberania, a partir do início do século XX, com o surgimento da arte abstrata,
que busca expressar o mundo interior, o mundo dos sentidos, bem como relações
concretas usando como referência apenas os recursos da própria pintura, como a
cor, as linhas e a superfície bidimensional da tela.
*O início do movimento abstrato é
geralmente atribuído a Wassily Kandinsky, que por volta de 1910 passou a pintar
quadros puramente abstratos, mas houve outros artistas que adotaram esse rumo,
entre eles Robert Delaunay, Kazimir Malevich e Vladimir Tatlin. http://www.casadacultura.org/arte/Artigos_o_que_e_arte_definicoes/gr01/O_que_e_arte_abstrata.html
*Leitura
de Imagem:
Ver
sugestões de referencial teórico na aula de minha autoria no Portal do
Professor:
DITADO
DE IMAGENS - APRECIANDO OBRAS DE ARTE
Avaliação
Sugere-se
como avaliação, a observação do professor durante todo o processo plástico, bem
como a atuação individual e coletiva nos jogos propostos, de modo a verificar a
aprendizagem do aluno e a capacidade de apreensão do conteúdo estudado.
Gostei muito, valeu, parabéns vou seguir seus passos, obrigado, um abraço.
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